terça-feira, 28 de maio de 2013

TCC RIO VERMELHO: Três Tarefas Essenciais (Instruções de Entrega)

Caros alunos,

Após nossas reuniões de TCC e da divulgação das principais regras no blog, aproxima-se a data agendada para a entrega dos trabalhos de conclusão de curso deste semestre, que tem como prazo final o dia 31/05. Informo que receberei pessoalmente na sexta-feira os trabalhos, sendo que estarei disponível para tanto na Faculdade das 08:00h às 12:00h, no Anfiteatro. Aconselho que se programem com a devida antecedência para que não haja atraso que comprometa a entrega tempestiva. Tenham atenção para recolher a assinatura dos professores com a devida antecedência, sob pena de inviabilizar o depósito, a inserção da nota na disciplina TCC I e a marcação das bancas no caso do TCC II. Caso o aluno não possa entregar o trabalho pessoalmente pode pedir para um colega entregar em seu lugar, assinando a lista respectiva.

Sendo assim, envio esta mensagem para reforçar algumas regras importantes para os alunos matriculados em TCCI e TCCII, com o intuito de tirar algumas dúvidas a respeito do que deve ser depositado e de que forma, levando em conta as indagações mais comuns.

Vocês vão perceber que simplifiquei bastante a exigência de entrega, aguardando que vocês basicamente cumpram três tarefas essenciais: (1) Entrega do Formulário respectivo; (2) Entrega de 1 (uma) Versão Impressa; (3) Envio de Versão Eletrônica por e-mail.

Seguem as principais regras, que tiveram por base a ABNT (NBR 14724):

TCC I (Alunos do 9º Semestre)

1. Entrega do FORMULÁRIO SIMPLIFICADO DE TCC I (disponível na postagem anterior), devidamente preenchido, assinado pelo professor e com as notas por ele atribuídas pelo desempenho do aluno no semestre;

2. Entrega da VERSÃO PRELIMINAR DO TRABALHO (Sumário Provisório + 1 Capítulo Elaborado, que deve conter cerca de 10 páginas, com doutrina e jurisprudência). Recomenda-se, no que diz respeito à forma, seguir as regras da ABNT (NBR 14724) na escrita do texto, em consonância com as instruções expostas abaixo.

         TCC II e Matriculados em TCC I e II (Alunos do 10º Semestre):

1. Entrega do FORMULÁRIO SIMPLIFICADO DE TCC II (disponível na postagem anterior), devidamente preenchido, assinado pelo professor e com a indicação do convidado para Banca de TCC. É imprescindível a inserção do dia e horário escolhidos pelo professor para Banca de TCC para que haja, na semana seguinte, a divulgação das Bancas segundo o nosso Calendário Institucional (ocorrerão de 10 a 28 de junho).

2. Entrega da Versão Definitiva do Trabalho, em formato de Artigo ou de Monografia.

3. FORMATAÇÃO ARTIGO:

3.1  A Versão Definitiva do Trabalho deve ser entregue em 1 (uma) via impressa, que será depositada na Faculdade. Recomenda-se que o aluno imprima mais duas vias do trabalho, pois será responsável pela respectiva entrega aos professores componentes da Banca. Além da via impressa, será exigido o envio de versão eletrônica para registro. Com o intuito de simplificar a atividade, bastará o envio da versão eletrônica para o e-mail que temos usualmente empregado para comunicação durante o semestre: gabriel_dmc@yahoo.com.br (será enviado aviso de recebimento para controle).

3.2  Número Máximo de Páginas: o artigo deve conter até 30 (trinta) páginas, sendo que as referências (bibliografia) não entram na contagem total. Logo, as 30 (trinta) páginas vão da introdução até a conclusão.

3.3  Regras Básicas de Formatação:

3.3.1 Margens: 3 cm (esquerda e superior) e 2 cm (direita e inferior);

3.3.2 Fonte: Tamanho 12;

3.3.3  Citações: As citações diretas com mais de 4 linhas de texto devem apresentar recuo de 4 cm, espaçamento simples e fonte 10; as citações que possuírem até 3 linhas podem ser mencionadas no corpo do texto entre aspas. É possível usar tanto o Sistema Autor Data quanto os Rodapés, sendo importante manter sempre a uniformidade (caso seja escolhido um sistema deve ser seguido até o final do trabalho).

3.3.4 Espaçamento: 1,5 entre linhas, com a ressalva das citações de mais de três linhas e notas de rodapé, que devem ser redigidas com espaçamento simples;

3.3.5 Notas de Rodapé: devem ser digitadas com espaço simples e fonte menor que a do texto normal (sugestão: tamanho 10);

3.3.6 Referências: constam ao final do trabalho, sendo separadas entre si por um espaço simples em branco. 

Para a menção às referências deve ser usado o seguinte modelo, a título exemplificativo:

Citação de Livro:
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 20 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
(sobrenome em CAIXA ALTA, acompanhado do nome do autor. Título em negrito. Edição. Cidade: Editora, Ano).

Citação de Artigo:
SILVA, José Afonso da. Aspectos do Direito Constitucional Positivo. Revista dos Tribunais. São Paulo, v.10, n. 10, pp. 50-60, Jan/Jul de 2010.
(notem que agora o título da revista ficou em negrito, sendo acompanhado das principais informações referentes à sua publicação).

4.      FORMATAÇÃO MONOGRAFIA:

4.1 A Versão Definitiva do Trabalho deve ser entregue em 1 (uma) via impressa, que será depositada na Faculdade. Recomenda-se que o aluno imprima mais três vias do trabalho, pois será responsável pela respectiva entrega aos professores componentes da Banca. Além da via impressa, será exigido o envio de versão eletrônica para registro. Com o intuito de simplificar a atividade, bastará o envio da versão eletrônica para o e-mail que temos usualmente empregado para comunicação durante o semestre: gabriel_dmc@yahoo.com.br (será enviado aviso de recebimento para controle).

4.2  Número Mínimo/Máximo de Páginas: a partir de 60 (sessenta) páginas, sendo que as referências (bibliografia) não entram na contagem total;

4.3  Regras Gerais: devem ser seguidas as mesmas Regras citadas no caso da elaboração dos Artigos, sendo que para a Monografia são exigidos também os seguintes itens, obrigatoriamente:

4.3.1        Parte Externa: Capa;

4.3.2        Elementos Pré-Textuais: Folha de Rosto, Folha de Aprovação, Resumo em Português, Resumo em Língua Estrangeira.

Qualquer dúvida fico à disposição, no e-mail de sempre.

Atenciosamente,

Gabriel Marques
(Professor Supervisor TCC Rio Vermelho)