sexta-feira, 7 de junho de 2013

Apresentações



AQUI todos poderão consultar a listagem das bancas!

Reitero que todos estão convidados a assistir as defesas dos trabalhos de conclusão de curso e prestigiar a apresentação dos colegas!

Por forma a colaborar com as apresentações seguem algumas dicas, que podem ser utéis:

1. Durmam bem a noite anterior, evitem noites a estudar, pois isto só aumenta o estresse;

2. Construam os slides de forma clara e de preferência adotem a seguinte ordem, não devendo o mesmo ultrapassar o número de 15 slides (fica em média 1 minuto de fala para cada slide):
 

• TÍTULO DO TCC E O SEU NOME COM O LOGOTIPO DA RUY BARBOSA IDENTIFICANDO QUE SE TRATA DA APRESENTAÇÃO DO SEU TCC;

• INTRODUÇÃO: PROBLEMÁTICA, OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS, IMPORTÂNCIA DO TEMA, JUSTIFICATIVA PELA ESCOLHA DO TEMA, METODOLOGIA DA PESQUISA, DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DO TCC;

• APARTIR DAQUI PONHAM AS SEÇÕES DO TRABALHO PARA CADA SLIDE E DENTRO DELE PONHA OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE PRETENDE TRATAR DE CADA SEÇÃO;

• CONCLUSÃO: APRESENTE AS DISCUSSÕES SOBRE O TEMA, APRESENTE A SUA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA JURÍDICO ENFRENTADO NO TCC.

3. Treine a apresentação em casa à frente do espelho, controle o tempo e reconheça-se ao espelho;

4. Na apresentação oral, tome o cuidado de primeiro agradecer a presença da banca, agradecimentos outros curtos, apresente-se e abra o primeiro slide com a identificação do trabalho.

5. Nada de trazer papel para falar, treine no espelho, evite uso de linguagem corriqueira, seja formal, vista-se adequadamente com formalidade exigida para o ato.

6. Termine a sua fala, sente-se, não interromper o arguente e apontar todas as indicações do mesmo, bem como as perguntas.

7. Esqueça os erros de forma que foram apresentados, não tente justificá-los é erro e pronto, refira apenas que irá corrigir. Comece a responder as perguntas que mais se sinta seguro. Se houver pergunta que não saiba responder, fale bastante nas respostas das que tem conhecimento.

Desejo imensa boa sorte a todos!

Iracema Fazio, MSc.
Professor
Faculty Member
Faculdade Ruy Barbosa
Campus Paralela II